Site 4R Ecodesign

www.wix.com/oargumentor/oargumentor

Cachepô de Bambu com Canela



Cachepô de bambum borda com detalhe de lascas de canela, pezinhos de cortiça

Cachepô com madeira e bambu



Cachepô de bambum bordas com detalhe em madeira e pezinhos de cortiça.

Cachepô com detalhes em juta



Cachepô de bambum borda com detalhe de junta(fibra têxtil vegetal), pezinhos de cortiça.

Cachepô com Detalhes em Cortiça



Cachepô de bambu com lateral revestida com lamina de cortiça,bordas de madeira e pezinhos de cortiça.

Cachepô de Bambu com detalhes em madeira

Cachepô de Bambu


Luminária 4R Ecodesign







Luminária com base de disco de serra, em cima do disco pedaço de um antigo corrimão de madeira, tubo de aço galvanizado retirado da sucata, cúpula de papel revestida com juta, armação da cúpula feita utilizando rolo de aço onde tinha refil para solda.

Caixas de Bambu com Cortiça e fecho magnético



Caixas de Bambu com Cortiça






Essa tem fecho magnético

Luminária de Bambu com casca de coco


Luminária de bambu, base com detalhe feito com pastilhas de casca de coco.

Árvore Porta Rascunho



Árvore para colocar rascunhos de papel

Árvore Porta Clipes



Árvore feita utilizando pedaços de madeira reaproveitada, os clipes lembram folhas, com clipes coloridos ou verde fica mais atrativa.

Luminária de Papel

O que é Sustentabilidade




Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.

Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Isso quer dizer que, para agir de forma sustentável devemos ter visão de longo prazo, consciência de que nossas relações sociais e nosso estilo de vida impactam diretamente a realidade à nossa volta - e que devemos ter solidariedade com nossos descendentes.

Os 4 Rs do Ecodesign

Normalmente quando se trata de falar em orientações que ajudam a se desenvolver um produto ou vida mais sustentável e ecológica são citados os famosos 3 "R".

O "Reduzir" talvez seja um dos mais importantes dos citados, pois implica na redução de:
matéria prima, energia, impacto no ambiente e mais importante, do consumo desenfreado entre outros!
Reduzir visando o equilíbrio e harmonia, significa reduzir os excessos, significa desmaterializar.

O "Reutilizar" que seria usar novamente algum produto após finda sua vida útil ou para a mesma função, como usar uma garrafa de vinho para armazenar água, ou para uma nova função diferente da projetada originalmente, como móveis feitos com garrafas PET.
Ambas as opções implicam em modificações sem uso de processos industriais (energia).
Logo não é correto se usar a palavra reciclagem para artesanato feitos a partir das garrafas de PET ou outro material (produto descartado).

O "Reciclar"neste contexto se refere ao material do qual um produto é feito e não do produto em si, logo estamos falando do retornar do material descartado ao ciclo produtivo feito INDUSTRIALMENTE (reciclagem) e se refere sempre a materiais de difícil degradação no meio ambiente como plástico, vidro, metais etc.
Este descarte pode ter acontecido na própria indústria e neste caso estamos falando de Reciclagem de pós-industrial ou de pré-consumo.
Quando isso acontece depois que o consumidor utilizou o produto, nós chamamos de reciclagem pós- consumo.
Vale ressaltar que a reciclagem pós-consumo, tem papel importante em países onde existem populações carentes, pois passa a ter um valor sócio-ambiental contribuindo tanto para a geração de renda e emprego como contribui para a retirada deste material do meio ambiente liberando espaços nos aterros sanitários e mais importante, contribuir para o saneamento básico em áreas carentes de sistemas de coleta de esgoto e água potável ( em geral rios e córregos acabam cumprindo com este papel, causando a morte dos mesmos em razão da grande poluição ambiental e transformação em foco de doenças).

Esta nova indústria de re-manufatura dispõe de maquinário específico para esta transformação que pode gerar produtos tanto iguais em relação ao uso original como novas aplicações.
Infelizmente não há incentivos fiscais para tais micro industrias em nosso país, em verdade o produto reciclado acaba sendo duplamente taxado ao invés de ser isento por limpar a sujeira gerada pelas indústrias que não se responsabilizam pelo descarte de seus produtos por parte do usuário!
Esta reciclagem descrita acima e conhecida como reciclagem mecânica ou física, existem ainda a reciclagem energética( onde o plástico é usado como combustível) e reciclagem química, onde pode acontecer a despolimerização do plástico , ou dissolução do mesmo com solventes.

O último e não menos importante dos “R” é o Re- pensar, estamos falando de mudar nossa visão de produto, re-pensar nossos hábitos, re-pensar nossas vidas. Projetar pensando em aproveitar o que já existe, já foi criado, mas pode ter sido esquecido, novas ideias com antigas tecnologias. Podemos projetar novos produtos usando outros como base , ao invés de termos que criar do zero. Aproveitar produtos cuja eficiência industrial e ambiental já se encontram no máximo, e cujos custos estão no mínimo.